terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ecotecendo na Conferência Anual de Algodão Orgânico

Pessoas de diferentes partes do mundo reunidas aqui em Monterey, na Califónia, para a Conferência Anual promovida pela ong Organic Exchange, com um mesmo objetivo: rever o que foi feito em 2007 e planejar o que pode ser feito em 2008 para desenvolver a cadeia produtiva do algodão orgânico, mundialmente, respeitando critérios que asseguram a sustentabilidade dos projetos e das intenções, tais como: o uso da água, o uso de pesticidas, o trabalho escravo ou infantil, o preço justo, a igualdade para o trabalho da mulher, a educação, a consciência.

Hoje, (ontem no Brasil) representantes da Africa, India, America Latina e Turquia apresentaram o que estão fazendo para que o algodão orgânico possa ser cada vez mais uma realidade em seus países de origem e no mundo.

A Organic Exchange está presente em 6 países diferentes, com 15 representantes. Os representantes da Africa, India e America Latina apresentaram, hoje, o trabalho que eles desenvolvem nas diferentes regiões e demonstraram que uma produção limpa, com pequenos agricultores é possível e traz benefícios, apesar dos desafios, o trabalho é válido.

Hoje, apresentei o Instituto Ecotece na Conferência, como uma organização brasileira que desenvolve a educação e a conscientização do consumidor e faz um trabalho pioneiro em reunir informações do Vestir Consciente no Brasil. Depois da apresentação, respondendo à pergunta - Como o Ecotece comunica os benefícios de um produto orgânico para as pessoas-, eu li o seguinte texto, que escrevi para expressar o movimento Ecotece:

Our purpose is to dress with the knowlodge that life is a fabric, everything and everyone connected by invisible threads. The good that we practice in our tiny little world will reflect itself in the Universe.

Traduzindo: Nossa proposta é vestir-nos com a consciência de que a vida é um tecido onde tudo e todos são como fios que se conectam. O bem que praticamos em nosso pequeno mundo tem reflexo em todo o Universo.

O resultado foi positivo: algumas pessoas, de diferentes países (Turquia, China, EUA, Benin/West Africa, India) vieram falar comigo a respeito da linguagem que o Ecotece utiliza, que vem do coração e pediram para copiar esse texto pois expressa o que elas querem promover em seus projetos.
Ecotecendo com palavras, fiquei grata com a repercussão do que pude apresentar do nosso trabalho, em 7 minutos.

E fui convidada a fazer uma segunda apresentação amanhã, para falar dos benefícios do algodão orgânico para as pessoas e para o planeta a partir da visão brasileira. Essa não estava no roteiro, vou preparar agora. Depois eu conto como foi.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ana... Muito legal a participação da Ecotece no evento! Fico muito feliz que te convidaram para outra palestra! Boa sorte ai! Sucesso!

Beijo

Ju Gatti

Anônimo disse...

Aeeeee que legal !!!

Boa sorte !
Ó colaboradora de Gaia
Rs.

Bjos