quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Visita Ecotecendo

Hoje, o Instituto Ecotece visitou a ODEC - Organização para o Desenvolvimento da Educação e Cidadania, em Santo André - SP. Iniciamos nossa visita em uma roda de apresentação com o grupo de mães que fazem bonecas de pano.

As bonecas são feitas com sobras de tecidos e retalhos e significam muito mais do que um produto que gera renda para essas mulheres. Através do trabalho das mãos, elas investem sentimentos positivos enquanto costuram e pintam para que a boneca seja "viva" com bons sentimentos. E o movimento das mãos movimenta também emoções e pensamentos, é dedicação de tempo em um espaço propício ao convívio de mulheres que buscam a oportunidade de serem pessoas melhores. E isso tem acontecido... mulheres que conseguiram sair da depressão, mulheres que, de tão envolvidas com a produção das bonecas, esquecem de fumar e estão deixando o cigarro. Mulheres que amam suas bonecas, frutos de dedicação, de trabalho, de um processo criativo, e assim aprendem a amarem mais a si mesmas. "Difícil é as mulheres deixarem as bonecas irem, é como se fosse embora um pedaço delas junto, então também trabalhamos o compartilhar nessas horas", relatou Joelma, educadora que iniciou o grupo.

Hoje, tivemos a oportunidade de conhecer de perto essas mulheres dedicadas que estudam e praticam o valor das mãos!


Saiba +: http://www.odec.org.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Parabéns pelo trabalho de vocês! Acredito que é assim que devemos caminhar, enfrentando os problemas de frente e propondo maneiras novas de se viver, conscientes de nossa presença muitas vezes nociva ao planeta.

Tenho uma pequena marca e gostaria de saber se vocês podem me indicar alguém ou alguma empresa que venda camisetas de algodão orgânico em pequenas quantidades, 100, 200 peças, para que eu pudesse comercializá-las.

Muito obrigado.
Meu email para contato é cpi.contato@gmail.com

Unknown disse...

Gostei muito do blog. Virei sempre aqui.Thais Magalhães (Pucc)

Roberta disse...

Parabens Ecotecendo pelo video, nao tinha nocao dos problemas que o algodao com agrotoxico causasse essse desequilibrio enorme para a natureza, quero ajudar a defender esta causa !
Roberta yamin