segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Fibra Ética: Algodão Orgânico

O Instituto Ecotece adaptou para o português, no Brasil, o vídeo Fibra Ética: Algodão Orgânico, em parceria com a ong Pesticide Action Network - PAN UK. O vídeo, logo abaixo, que é a primeira ação da campanha Eu Visto Consciente do Instituto, mostra uma árdua realidade por trás das roupas feitas com algodão convencional, bem como os benefícios que o algodão orgânico pode trazer aos agricultores, ao meio-ambiente e aos consumidores.

Nosso objetivo é que esse vídeo possa contribuir para ampliar a consciência dos consumidores quanto ao que está por trás da "camisa" que se veste:



A produção de Algodão Orgânico no Brasil precisa ser desenvolvida, o acesso ainda é restrito. Encontrar uma roupa feita com algodão orgânico no mercado brasileiro, hoje, é raridade. Por isso, é tão importante o acesso à informação para ampliar a consciência quanto à situação atual. Os consumidores, ao pressionarem o mercado, tem o poder de mudar essa realidade:

- O Brasil é um dos cinco países que mais utilizam agrotóxicos, no mundo.
- 160g de agrotóxicos são utilizados para produzir algodão suficiente para confeccionar uma camiseta que pesa 250g.
- 25% dos inseticidas produzidos no mundo são utilizados na plantação do algodão convencional;
- Um hectare de lavoura de algodão utiliza oito vezes mais agrotóxicos do que um hectare de lavoura de alimentos.
- 1 kg de agrotóxicos contamina 1 bilhão de litros de água.
- 80% das doenças existentes no mundo resultam da escassez ou da poluição das águas.
- Brasil: 6% do território mundial; 12% da água doce do mundo.

dê o seu Visto Consciente e divulgue este vídeo! Contribua com a nossa campanha!

Fontes: Organic Campaign / WHO/ RMAtlântica / SEMARH

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Eu adorei o blog e o site de vocês! Eu tenho um blog e coloquei o link do site do Ecotece lá, espero que não tenha problema, mas, caso tenha, me comuniquem, por favor.
Parabéns pelo trabalho que estão fazendo! A gente realmente é responsável por tudo no mundo, e há anos já passou da hora de notarmos isso.
Té maiss!!

Anônimo disse...

Olá,

gostei muito da abordagem do blog, e estou na etapa de pesquisa do meu trabalho de conclusão de curso a respeito de alimentos orgânicos.

Seria interessante se, de alguma forma, as pessoas que acessam o blog pudessem responder a minha perquisa:

http://www.vala.com.br/org/

obs: assim que ela for concluída disponibilizarei os resultados.

Obrigada

Anônimo disse...

Olá.

Somos empresa de Portugal que apenas produz artigos em algodão orgánico e estamos neste momento a preparar nosso site. Será que poderiamos colocar esse video no nosso site??

Um abraço e parabéns
Rei

Ecotecendo disse...

Olá Rui, pode usar o video no seu site sim. ele está disponível no youtube no link: http://www.youtube.com/watch?v=3NWiE4eDkEU
saudações, equipe ecotece

Lara Plácido disse...

Boa tarde,

Em primeiro lugar felicito o Vosso trabalho e blog.
Eu desenvolvi um projecto de uma t-shirt com uma mensagem de protecção ambiental e este tem como base uma t-shirt preta de algodão biológico. Acontece que estou com sérias dificuldades em encontrar quem comercialize a preço de revenda em Portugal este produto.
Solicito assim a Vossa ajuda, para encontrar caso Vocês tenham conhecimento.

Desde já agradeço

Lara Plácido

Ecotecendo disse...

Olá Lara, estamos no Brasil e não conhecemos o mercado de Portugal. Acesse www.organicexchange.org, talvez lá você encontre as infos que você necessita. Atenciosamente, Equipe Ecotece

Anônimo disse...

Pessoal, parabens pelo site e pelas informações. Sou agricultor no oeste da bahia, produzo algodão convencional. Quero registrar minha preocupação com o meio ambiente e com o nosso futuro. Nosso sistema de produção difere muito do apresentado na africa ocidental, adotamos o manejo integrado de pragas e doenças, respeitamos as reservas florestais, as pessoas e a água. Sei que não é perfeito, mas estamos lutando para melhorar a cada dia. Consideramos no futuro a possibilidade do algodão organico.
Não quero defender o uso de pesticidas, pois quando pudermos vamos deixar de usar totalmente. Entretanto a realidade nossa difere muito da apresentada nos videos, estamos a meio caminho do ideal orgânico. procurem conhecer mais e divulgar mais a realidade brasileira, tanto as coisas ruins quanto as boas iniciativas, pra mim, o melhor algodão do mundo, alem de ser orgânico deve ser brasileiro.

Ecotecendo disse...

Olá Jeferson,
somos gratos por seu comentário e contribuição. Também por saber de sua busca por uma produção mais limpa e respeitosa. Se você tiver mais informações para contribuir com os nossos estudos, é bem-vindo. Encaminhe para contato@ecotece.org.br - agora nosso blog mudou, por isso demoramos um tempo para publicar seu comentário aqui. Segue o novo blog: www.ecotece.org.br/blog
Atenciosamente, Equipe Ecotece

Giselle Gonçalves disse...

Oi!! eu adorei o video sobre o algodão convencional X organico !!!
estou fazendo o curso superior em tecnoligia em Design de Moda - UEG. MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO SERÁ SOBRE, OS DESPERDICIOS DE MATERIAS NAS CONFECÇÕES E NO MUNDO DA MODA !
(preciso de ajuda com o tema)

Thaís disse...

Oi, estou fazendo um trabalho de gestão ambiental e o algodão orgânico é um dos assuntos que irei abordar, gostaria de saber como posso baixar esse vídeo para colocar em minha apresentação.

Att,
Thaís

Ecotecendo disse...

oi Thais, esse vídeo também está no youtube, procure por algodão orgânico. Existe um esquema de baixar vídeo do youtube, um programa que se baixa na internet e que consegue fazer isso. atenciosamente, equipe ecotece

Ecotecendo disse...

Oi Gisele, qual o seu email para te enviarmos um contato? você também pode encontrar infos no site www.ecotece.org.br atenciosamente Equipe Ecotece

Daniela disse...

Olá! Parabéns pelo trabalho de vcs!! Escrevo um blog sobre sustentabilidade e o post de hj é sobre tecido orgânico... Acabei de ganhar uma camiseta de algodão orgânico e estou muito orgulhosa dela! Já conhecia o trabalho de vcs pelo programa Cidades e Soluções, por isso entrei aqui para maiores informações. Pelo que eu entendi o objetivo é a divulgação do vídeo, não é? Vou colocá-lo por lá, junto com algumas informações que recebbi por aqui e um link para sua home, se houver algum problema, por favor me comunique, ok. Abraços, Daniela Oliveira