quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Organic Exchange no Brasil

Hoje foi a primeira reunião preparatória para a III Reunião Anual Latino-Americana de Algodão Orgânico promovida pela Organic Exchange http://www.organicexchange.org/ , que acontecerá entre Abril e Maio de 2008, no Brasil.
A reunião de hoje aconteceu no Auditório do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo com a presença de alguns atores de uma cadeia produtiva que está em formação.
A iniciativa da Organic Exchange possibilitou a essas pessoas se reunirem pela primeira vez e levantarem temas tão importantes para o fomento do cultivo do algodão orgânico no Brasil, como por exemplo, a falta de comunicação entre os atores da cadeia e os consumidores e a necessidade de haver uma plataforma de informações, que é o objetivo do Ecotecendo junto ao Instituto Ecotece.
Entretanto, a maior questão para que o algodão orgânico efetivamente aconteça no Brasil é a necessidade de unir esforços do primeiro, segundo e terceiro setor na fase de produção da fibra. A demanda pelo algodão orgânico é grande, o que falta é investimento para o desenvolvimento agrário, para educação, suporte e garantia aos agricultores dispostos a trabalharem o sistema orgânico para o algodão, garantia de compra, recursos para certificação; é investir no agricultor, mesmo diante dos riscos que o sistema orgânico envolve, como por exemplo o ataque do bicudo, a principal praga que ameaça a saúde das lavouras.
Esse é um trabalho de "quebrar pedra" para ter "tijolos" e depois construir uma casa bem estruturada, onde se possa dizer que o Brasil é suficiente em produção de algodão orgânico.
Atualmente a produção nacional não supre a demanda já existente. As importações de fibra orgânica até podem acontecer, entretanto, se falamos em sustentabilidade e alternativas ecológicas, em tempos de efeito estufa, a quantidade de energia utilizada e CO2 emitido, para que a matéria-prima chegue ao Brasil, vindo da India ou Turquia, por exemplo, coloca a sustentabilidade do processo em questão.
O que precisamos é ter uma articulação que possibilite acontecer investimentos no desenvolvimento do algodão orgânico brasileiro. Essa primeira reunião é um começo de um longo caminho. Vamos que vamos!

Empresas e organizações que participaram dessa primeira reunião:
Instituto de Economia Agrícola - http://www.iea.sp.gov.br/
Instituto Agronômico - http://www.iac.sp.gov.br/
Coopnatural - http://www.naturalfashion.com.br/
Instituto e - http://www.institutoe.org.br/
Osklen - http://www.osklen.com/
Mestres - http://www.mestres.com.br/
Unicamp - http://www.unicamp.br/
Alpargatas - http://www.alpargatas.com.br/
Senac - http://www.sp.senac.br/
Universidade Anhembi Morumbi - http://www.anhembi.br/
Projeto Coexis - http://www.coexis.com.br/
Instituto Biodinâmico - http://www.ibd.com.br/
Instituto de Mercado Ecológico - http://www.imocontrol.com.br/
Ethical Fashion Show - http://www.ethicalfashionshow.com/
Moda Fusion - http://www.modafusion.org/
Faculdade Santa Marcelina - http://www.fasm.edu.br/
Bio Futon - http://www.futon.com.br/
Santista Têxtil - http://www.santistatextil.com.br/
Coteminas - http://www.coteminas.com.br/
Instituto Ecotece - http://www.ecotece.org.br/

Um comentário:

Biofuton disse...

Boa tarde Ana Candida
Gostei muito da reunião
Acho que foi muito proveitosa a reunião

Começa dia 14 em MG o sexta encontro e algodão. Existirão duas mesas sobrer sustentabilidade . EStoubastante curiosa em saber o que sera colocado.
VC ira?
Caso sim acho muito importante ser colocado na rede o que foi falado, pensado e fechado sobre o tema
Gostaria de deixar a ideia de quem for colocar na rede

Grande abraço Virginia