quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Imagem do Algodão no Congresso

Cá estou, no Congresso Brasileiro de Algodão. Das palestras que pude participar, a preocupação com o meio-ambiente é geral, como uma consequência das pressões da mídia, de ongs e do próprio consumidor quanto ao impacto ambiental e social gerado pela cultura do algodão com os agrotóxicos, contaminação e mau uso dos recursos hidricos, contaminação dos agricultores e trabalho escravo e infantil, o que afeta diretamente a imagem do algodão de maneira negativa. Portanto, o que se trata do assunto nas apresentações tem como preocupação primeira a imagem do setor.
- De práticas efetivas, o Instituto Algodão Social, apresentou o que vem desenvolvendo no sentido de regulamentar a questão trabalhista dos produtores perante a lei através de auditorias para erradicar o trabalho escravo e infantil e vem obtendo resultados, os quais são conquistados com o objetivo de proteger produtores do Mato Grosso das altas multas que o governo aplica a quem não está adequado a lei. Como é um trabalho recente, iniciaram em 2005, estão desenvolvendo parcerias para credibilizar o trabalho do Instituto, como por exemplo a parceria com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O Instituto Algodão Social aplica auditoria e emite selo, portanto é importante que o próprio Instituto seja auditado para que seus resultados tenham a credibilidade necessária.
- O representante internacional do Better Cotton Iniciative, Allan Willians, fez uma apresentação do projeto BCI. Eles formaram um grupo de trabalho no Brasil para adequar a proposta deles a realidade brasileira, com a consultoria de Sebastiao Barbosa e em parceria com a Abrapa (http://www.abrapa.com.br/) . O BCI não restrige o seu trabalho por um algodão melhor a nichos, como o algodão orgânico, e consideram que o algodão transgênico também pode ser um algodão melhor se forem aplicados os seguintes critérios que eles acordaram até o momento:
- Manter a qualidade e disponibilidade da água
- Usar pesticidas com responsabilidade e segurança
- Cuidar da saúde do solo
- Preservar recursos naturais e áreas de preservação
- Cuidar e preservar a qualidade da fibra.

Para saber mais de transgênicos: http://www.greenpeace.org/brasil/transgenicos/
http://escriba.org/novo/?p=1004


Por caminhos diversos, voluntários ou com pressões, a consciência vem se ampliando, passo a passo, um a um.
Ana Cândida

Nenhum comentário: